terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Plano de Aula


Nº da aula: 01       dia: 1º dia   Nº do dia letivo: 100  Data: 20/12/2010 
Turma: Se Liga
Série:     
Professora: Mônica Veronice Rocha de Santana
Acolhida: Construindo frases no computador.
Objetivo: Promover o desenvolvimento da leitura e escrita.
Estratégia: A professora (o) pede para os alunos se colocarem em fila, e em cada fila deve ter o mesmo número de alunos. Em seguida a professora pede para cada aluno pegar uma folha de papel e fazer uma frase já com as famílias trabalhadas, depois eles vão até o cabide de frase tira uma frase e lê para a professora. Dando continuidade a professora leva os alunos na sala de laboratório e cada aluno vai fazer a frase no computador.
Curtido a leitura: Bichos na estrada (Leitura feita em data-show).
Objetivo : Despertar o desejo pela leitura.
Estratégia : A professora (o) faz a leitura em voz alta para que os alunos possam ouvir e entender o que está sendo lido, logo em seguida a professora pede para cada aluno falar uma palavra sobre o que foi lido e explicado e a medida que eles forem falando a mesma anota na tela do computador e em grupos  todos juntos faz a leitura varias vezes.
Correção do para casa: Individual
Objetivo: Verificar se todos conseguiram realizar as atividades.
Estratégia: A professora (o) passa de cadeira em cadeira olhando o para casa de cada aluno e ao mesmo tempo fazendo a correção individual para que o aluno olhe o que errou e o que acertou.
Freqüência: Música da Cristina mel soldadinho de Jesus
Objetivo: Obter o gosto pela música.
Estratégia: Na sala de aula, a professora liga o som com a música sendo que eles já estão de pé, ouvindo a música e dançando, e a medida que a música parar o aluno que se mexer vai marcar sua freqüência e senta em sua cadeira e assim sucessivamente.
Desenvolvimento das atividades:
Português : Apresentação da palavra-chave  “RATO” e a família silábica do “RA”. No data-show.
Português : Formar frases, completar as palavras com a família do na-ne-no , ra-re-ri-ro , módulo da alfabetização; pag. 49 á 53.
Objetivo : Despertar o interesse e a compreensão do aluno.
Estratégia : Essas atividades serão feitas na lousa explicada pela professora , sendo que após a explicação a professora pede para cada aluno ir até a lousa e responder a questão indicada pela professora,depois eles vão reescrever a mesma atividade  em seus cadernos para que possam entender melhor o conteúdo em estudo. Mas lembrando que a palavra-chave já está exposta na lousa, onde os alunos vão observar e não será tão difícil para eles, porque já conhecem esse animal (RATO).
Matemática: Multiplicação.
Matemática: Divisão.
Objetivo: Ler, contar, representar e responder o que se pede.
Estratégia: A professora explica para os alunos como vai ser trabalhado  essas aulas, ao terminar a explicação a professora faz a tarefa  na lousa, os alunos faz em seus cadernos, responder sozinhos,más a correção será feita na lousa e coletivamente,para que eles possam entender melhor...
Revisão do dia: Coletivo
Objetivo: Verificar a aprendizagem do aluno.
Estratégia: A professora (o) fará alguns questionamentos orais para os alunos para que eles possam responder também oralmente. Tais como:
_ Como foi as aulas do dia ?
_ Todos entenderam  ?
_ Como fizeram essas atividades ?
_ Gostaram ?
Para casa: Atividade de leitura e escrita de frases envolvendo a palavra-chave trabalhada:
Objetivo: Ler e escrever o que se pede...
Estratégia: Os alunos recebem uma tarefa mimeografada que será entregue pela  professora, ela explica como eles  vão fazer, e todos levam para casa, respondem e no dia seguinte ela recolhe e faz a correção  individual .   
















DESENVOLVENDO PLANO DE AULA NA PRÁTICA COM OS ALUNOS
É muito gratificante ver a empolgação dos alunos frente ao computador

2 comentários: